Crise Sexual no Casamento ?

Crise Sexual no Casamento ?

O relacionamento amoroso, especialmente no casamento,  ou em outro tipo de convivência diária ou frequente, sofre com as pressões do cotidiano.  Em muitos momentos o nível de desejo de um dos membros do casal, ou mesmo dos dois, pode sofrer uma queda, sem que isso signifique o fim da relação ou falta de amor/ interesse.

A sexualidade é uma das áreas mais sensíveis no casamento. Dificuldades profissionais, financeiras, estudantis, familiares, de saúde e tantos outros desafios do dia-a- dia, podem bloquear o desejo Sexual.

O sexo requer um grau de envolvimento que muitas pessoas não conseguem quando sob pressão.

Uma das formas do casal enfrentar estes momentos, é poder conversar sobre o que está acontecendo e estabelecer algumas outras vias de prazer para os dois. Buscando atividades que possam fazer juntos e tragam satisfação. Retirar a carga de tensão da sexualidade, pode facilitar a recuperação do desejo. A cobrança e a expectativa geram uma tensão que não funciona, ao contrário,  servem como complicadores.

O prazer do encontro sexual necessita de leveza e fantasia, então é sempre recomendado que o casal possa exercitar estes aspectos sem a preocupação de um grande desempenho. A sexualidade do casal se realiza em um conjunto de situações,  desde assistir um filme na TV comendo pipoca até fazer uma massagem nas costas do(a) parceiro (a). O contato através do carinho é extremamente motivador, porém,  não é condição obrigatória para o ato Sexual.

Um alerta importante é levar em consideração  o tempo de distanciamento e ausência de desejo que o casal vive. Uma crise com baixa da atividade Sexual é natural e ocasionalmente pode acontecer. Entretanto,  um período prolongado de desinteresse é uma luz vermelha que se acende. Há algo na relação que precisa ser visto e/ ou revisto.

Márcia Modesto
Psicóloga Psicanalista
Terapeuta de Casais e Famílias
Grupos de Reflexão com temas de Comportamento  e Relacionamento Interpessoal
Palestranteblog marcia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s