Biografia

Márcia Modesto é psicóloga, psicanalista e especialista em terapia familiar sistêmica. Atua há 39 anos em clínica com atendimento individual, a grupos, casais, famílias, crianças, adolescentes e idosos. Tem experiência com psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional, além de ministrar palestras em empresas e escolas. foto_bio

Márcia é pós-graduada em psicanálise, socioanálise e análise institucional pelo IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições e pós-graduada em terapia familiar sistêmica pela Núcleo Pesquisas.

Atuou como psicóloga do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (IPERJ) e foi da junta pericial durante 30 anos.

No IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise, Grupos e Instituições – foi diretora do Departamento de Ensino, professora de Teoria Psicanalítica no curso de Formação Psicanalítica, coordenadora do Grupo Provoc – Orientação Vocacional e Profissional e membro da Diretoria de Divulgação.

Na Universidade Estácio de Sá, a psicanalista participou de um projeto de orientação profissional na Pró-Reitoria Comunitária e foi da coordenação de Cursos de Extensão na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Márcia é autora do livro “Reflexões e experiências entre quatro paredes”, da Editora Leader, de São Paulo. teste2Foi lançado, na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro, em novembro de 2016. E também no GREBAL- Grêmio Barramansense de Letras, em Barra Mansa, em julho de 2017.

Márcia também é membro do GREBAL.

Alem de seu livro, escreveu o prefácio do livro “Era outono em Barcelona – O meu encontro com Mr. Parkinson”, de Monica de Oliveira Souto, e é autora do capítulo sobre família no livro “Sylvia, por uma vida inteira” – Sobre Câncer de Mama, de Sylvia Leal.
Também autora de vários artigos publicados.

Em Dezembro de 2018, será lançado em São Paulo e no Rio, pela Editora Leader, o livro “Mulheres Antes e Depois dos 50”, onde Márcia participa como coautora.

livro


WhatsApp Image 2018-09-19 at 15.22.32marcia record